Logomarca ou Logotipo?

   Muitos não sabem a diferença entre a terminologia "logomarca" e "logotipo" De uma forma geral, tornou-se comum usar os dois termos para definir a identidade visual de uma empresa ou produto .
  
   Senão vejamos: considerada um neologismo por muitos e repudiado por outros tantos, o termo logomarca é o símbolo em desenho estilizado ou letras formando siglas, mas que não define por escrito o nome da empresa ou produto, embora a sua decodificação seja imediata.

 
   
   O símbolo "BR", dos postos de gasolina da Petrobras, formado por duas letras e uma barra superior a elas, é um exemplo.

 
   
   Outro exemplo é a logomarca do banco Bradesco, formada por um quadrado vermelho com um desenho branco em seu interior (uma árvore estilizada) e a logomarca do Unibanco formada por três "Us" entrelaçados. Embora seja uma palavra nova, "logomarca", serve para diferenciar os dois tipos de identidade visual (com e sem o nome da empresa) Utilizando os mesmos exemplos acima podemos dizer que logotipo (tipo de letra/tipologia) é o nome "PETROBRAS", escrita com  o tipo de letra bastão (helvética) na cor verde.
  
   No caso do Bradesco, logotipo é o nome BRADESCO em letras cinzas (Gill Sans) e no exemplo do UNIBANCO, logotipo é o nome do banco em letras azuis.

   Há ainda, casos onde o logotipo é inserido na logomarca como o da C&A dentro de uma forma oval que lembra aqueles lacres invioláveis de certos produtos ou cartas secretas ou a logomarca da ARTES E ARTISTAS, onde letras e desenhos se integram. Geralmente, revistas, jornais e produtos, são identificados pelos seus logotipos (forma das letras e cores como são escritos).
  
   Eventos, Congressos e shows, costumam usar logomarcas que além de embelezar facilitam a identificação dos mesmos na mídia. Dentre tantas polêmicas, o certo é ficarmos com o termo "Identidade Visual", que tanto num caso quanto no outro, faz a sua empresa ser identificada no mercado. Sua empresa não precisa necessariamente ter uma logomarca. Mas certamente terá que ter um logotipo onde as formas das letras e a(s) cor(es) como é escrita, serão identificadas pelos seus clientes nesta "emaranhada selva de formas e cores".


Voltar